Tire suas dúvidas sobre passagens e traslados durante a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com deficiência
Passagens Aéreas e Terrestres
Os participantes governamentais e seus acompanhantes, terão as passagens emitidas pelo governo local, estadual ou municipal, e deverão seguir as regras de prestação de contas dessas instâncias.
As passagens dos participantes da sociedade civil e seus acompanhantes serão emitidas pelo governo federal conforme a indicação do aeroporto descrito na ficha de inscrição e de acordo com laudo essa necessidade informada pelo responsável pela delegação. As passagens para Brasília estão com a chegada previstas para o dia 14 de julho e retorno para o dia 17 de julho.
Importante: é preciso que cada participante com bilhete emitido pelo governo federal preste conta conforme descrito abaixo:
Na hora do seu check in, e do acompanhante, no site da companhia de seu voo, você deverá imprimir em papel os respectivos cartões de embarque para, assim, apresentá-los no setor de Prestação de Contas da 5ª CNDPD, em Brasília.
No evento, buscar pelo espaço compartilhado com o credenciamento chamado Prestação de Contas, onde todos deverão, a partir do dia 15 de julho procurar para entrega de cópia do check in de embarque e assinatura do relatório de viagem e já receber o check in de retorno. Isso tudo presencialmente.
Cada participante terá direito de 1 (uma) bagagem despachada. O custo de bagagens extras é de responsabilidade do participante.
No entanto, sugerimos que tragam somente o que é necessário na sua viagem, especialmente itens que promovam seu conforto, saúde e integridade durante todo o evento. Cadeiras de rodas não são considerados no peso.
A marcação do assento na aeronave é de responsabilidade do participante no momento do check in.
Para aqueles participantes que farão itinerário terrestre interestadual em função de especificidades, estes deverão arcar com tais despesas previamente, guardar os bilhetes de passagens de ônibus para fins de prestação de contas e solicitação de reembolso. Sendo este elegível apenas nesses casos e sob consulta ao CONADE. O ressarcimento será feito até 20 dias após o evento. De maneira alguma será feito ressarcimento de percurso, traslado terrestre local, alimentação e outros itens não autorizados. Para esses casos, o participante deverá se articular com o seu conselho e ou estado e município.
Translado em Brasília
A organização da etapa nacional providenciará os traslados necessários às delegações que devem chegar à Brasília no dia 14 de julho e retornar no dia 17 de julho.
No aeroporto de Brasília, logo ao sair no desembarque, a delegação será recebida pela equipe de receptivo da 5ª CNDPD, que estarão com uma camiseta ou banner do evento. Após a identificação mútua, os participantes serão conduzidos aos veículos oficiais do evento e em seguida para os hotéis e ou para o local do evento.
Como previamente a delegação já saberá em qual hotel ficará hospedada, pois essa informação será encaminhada ao responsável por cada delegação estadual, a recepcionista no desembarque no setor hoteleiro anunciará o hotel da imediação, para procedimento de desembarque. Os delegados que necessitam de auxílio para desembarcar dos ônibus, deverão ser ajudados por seus acompanhantes.
Para traslados ao local do evento nos demais dias, os participantes devem localizar o ponto de acesso aos veículos oficiais no Setor Hoteleiro. Haverá apoio nos pontos de acesso e nos hotéis. Horários e roteiros oficiais, assim que definidos serão divulgados posteriormente pela Comissão Organizadora Nacional e devem ser consultados pelos responsáveis pelas delegações estaduais na página da 5ª CNDPD.
A 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Convocada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência terá como tema central o “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência – construindo um Brasil mais inclusivo”.
A Conferência Nacional será realizada em Brasília, de 14 a 17 de julho de 2024, na modalidade presencial, precedida por um processo amplo de diálogo sobre os direitos da pessoa com deficiência nas esferas municipal, estadual e distrital.
5ª CNDPD tem o patrocínio da Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI; apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Flacso, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Pnud Brasil, do Superior Tribunal de Justiça - STJ, do Senado Federal, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e territórios - TJDFT, da Companhia de Transportes coletivos de Brasília - TCB e a realização conta com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com deficiência - Conade e o Ministério dos Direitos Humanos do Governo Federal - MDHC.
Comments