top of page

Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência retornará em 2024, após oito anos

Atualizado: 5 de jun.

Brasília (DF) sediará o encontro nacional em julho deste ano.


Após oito anos da última edição, a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência está de volta. O encontro nacional terá como tema o "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Construindo um Brasil mais inclusivo".


O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, será responsável pelas despesas financeiras do evento.


Designada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a comissão organizadora da conferência é a responsável pelo material teórico do processo que está organizado em etapas municipais, estaduais, distrital e nacional.


Temário e eixos


A 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi convocada pela Portaria 217/2023 e terá como tema central "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência" e por subtema "Construindo um Brasil mais Inclusivo". Suspensa há oito anos, a Conferência teve a última edição realizada em 2016 pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal. O evento ocorrerá em julho de 2024, em Brasília.


Os debates devem ser estruturados em torno dos cinco eixos temáticos, sendo:

  1. Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;

  2. Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;

  3. Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;

  4. Cidadania e Acessibilidade; e

  5. Os desafios para a comunicação universal





Imagem com a Logomarca da Conferência das Pessoas com Deficiência  e o tema central "Cenário ATual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Construindo um Brasil Mais Inclusivo, Brasília de 14 a 17 de julho de 2024


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page